552x178xlogo-WSDS-portugues-10.jpg.pagespeed.ic.ZcmtAPEXnn

Dia Internacional da Síndrome de Down

Hoje, dia 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Dow. Esse dia foi proposto pela Down Syndrome Internacional porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3 – 21), o que faz alusão à trissomia do cromossomo 21. A primeira comemoração da data foi em 2006 e em cada ano há um tema de discussão e comemoração. Em 2017, o tema é “Minha voz, minha comunidade” com o objetivo de dar mais voz para as pessoas com síndrome de Down.

Para você conhecer um pouco mais, vou responder algumas perguntas que normalmente me fazem quando as pessoas ficam sabendo que trabalho com jovens com síndrome de Down.

552x178xlogo-WSDS-portugues-10.jpg.pagespeed.ic.ZcmtAPEXnn

O que é a síndrome de Down?

John Langdon Down foi o primeiro a descrever a síndrome em 1866 e por isso ela ganhou o nome dele. A síndrome de Down é caracterizada por uma alteração genética resultante de um cromossomo extra no par número 21, por isso o nome de trissomia do 21.

Há somente um tipo de trissomia do cromossomo 21?

Não. Há tipos diferentes de trissomia do 21 que pode ocorrer de maneira simples ou não disjunção do cromossomo 21 o que resulta em 47 cromossomos (a mais comum de acontecer); por translocação que ocorre quando o cromossomo 21 extra se transloca para outro cromossomo e forma o cariótipo com 46 cromossomos; e por mosaicismo (mais raros) onde há uma alteração celular normal e trissômica. Dependendo o tipo de trissomia 21, as principais características da síndrome de Down são mais ou menos evidenciadas.

 

Quais as principais características físicas de quem tem síndrome de Down?

As principais características físicas da síndrome de Down são comprometimento intelectual, hipotonia muscular, fissura palpebral oblíqua, aumento da vascularização reptiliana, occipito achatado, mãos largas e dedos curtos, baixa estatura, cardiopatias congênitas, clinodactilia do quinto dedo, orelhas de implantação baixa, prega palmar única transversal, base nasal achatada, língua protrusa e hipotônica, pescoço curto e grosso, sonolência dentre outros.

Porém, a pessoa com síndrome de Down não precisa ter todas essas características. Ela pode ter algumas e não ter outras.

 

Todas as pessoas com síndrome de Down são tranquilas?

Na maior parte sim, elas são dóceis, afetuosas, sensíveis. Contudo, em alguns casos, elas manifestam distúrbios do comportamento com eventos de agressividade, irritabilidade e muitas vezes, faz-se necessário a intervenção medicamentosa feita pelo psiquiatra. Cada caso é um caso, cada indivíduo um indivíduo diferente.

 

As pessoas com síndrome de Down podem estudar, trabalhar, namorar?

Podem sim e estão cada vez mais fazendo coisas que pessoas sem a síndrome também fazem. O importante é respeitar a individualidade e dar condições para que a pessoa com síndrome de Down desenvolva cada vez mais.

Selecionei essas perguntas que muitas pessoas me fazem, por eu trabalhar com jovens com síndrome de Down e resolvi organizar didaticamente para facilitar a divulgação de informações sem preconceito.

E você conhece alguém com síndrome de Down? Qual sua experiência de convívio? Deixe na área dos comentários.

 

Beijinhos e até a próxima!

 

 

Siga nossas redes sociais

Curta nosso Facebook – Mãespecialista

Siga nosso Instagram – @maespecialista

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *