Dicas para fazer cantinhos Montessori na sua casa

O interesse pelo Método Montessori tem crescido cada vez mais tanto no meio educacional quanto entre as mamães que buscam atividades, espaços direcionados para o desenvolvimento do afeto, da autonomia e da independência.

Para mostrar para todas nós, mamães interessadas no método Montessori, que dá para fazer cantinhos interessantes em casa sem gastar muito, convidei a Pollyana que tem um instagram e um canal do YouTube onde ela divide suas experiências sobre o assunto.  Vou deixar lá embaixo os links para as redes sociais dela. São dicas de ouro!!!

Olá, meu nome é Pollyana, sou mãe da Manuela de 4 anos e da Valentina de 10 meses. Adoro fazer atividades educativas com minhas filhas e muitas delas são baseadas no método Montessori.

Este método foi desenvolvido por Maria Montessori, uma médica e pedagoga, que baseada em anos de estudos e observações traçou perfis gerais de comportamento, percebendo ainda o período sensível para o aprendizado de algo que pode ocorrer em cada criança.

O método Montessori é lindo de ser estudado e aprofundado. Consegui, em parte, aplicá-lo aqui em casa com algumas atitudes simples baseadas no método.

 

Espero ajudá-los, vamos lá:

CAMA BAIXA: pode ser um colchão no chão ou uma cama auxiliar. O importante é que a criança tenha acesso para deitar e levantar sem dificuldade. Que possa sair da cama e ir brincar com total autonomia. A Manuela foi para o colchão no chão com 1 ano, mas já com 2 anos ela dormia em cama de solteiro, e nunca tive problema de queda. Com a Valentina praticamos a cama compartilhada, mas o objetivo é que com 1 ano ela também vá para cama no chão.

  • Você pode proteger com almofadas se achar necessário ou também com tapete de EVA ou algo do tipo para que a friagem do chão não passe para criança, que conseguirá delimitar ali o seu espaço.

 

.

.

AREA DE MOVIMENTO: é um ótimo espaço para criança se desenvolver.

  • Nesse espaço para Valentina de 10 meses, coloquei uma barra de apoio que fiz com cabo de vassoura e suporte de cortina, coloquei um espelho na frente também para o reconhecimento, alguns brinquedos baixos para ela acessar e fotos da família para memoria afetiva e reconhecimento das pessoas.
  • Substitui facilmente o chiqueirinho que fica cheio de brinquedo e a criança nem sabe o que tem lá.

 

.

.

PRATELEIRAS BAIXAS: deixe as coisas acessíveis ao seu filho, prateleiras baixas com brinquedos são ótimas opções para seu filho brincar com o que tiver interesse. Tente andar pela casa ou quarto do seu filho abaixada, como na altura dele, e se você, abaixada, olhar para cima, aquela prateleira com atividades interessantes estará ao seu alcance? Vale este dever de casa para ver se o ambiente está preparado para seu filho.

 

 

ATIVIDADES SENSORIAIS: é uma atividade marcante de Montessori. A criança descobre muitas coisas pelas mãos, e estas atividades estimulam esse aprendizado de forma natural e divertida.

  • Vocês podem utilizar materiais diversos, como gelatina, grãos variados, areia caseira e ate argila. O importante é que a criança tenha contato com materiais diferentes. Consequentemente você pode mostrar a ela como classificar os animais como terrestres e aquáticos, vai ser diversão garantida.

 

 

 

.

.

MESA DA NATUREZA: utilize um cantinho da sua sala, varanda ou quintal e tenham um espaço reservado para natureza. Vocês podem colecionar pedras, conchas, folhas secas ou galhos. Nós já observamos de pertinho o ciclo de vida da borboleta e é encantador. As crianças ficam admiradas e entusiasmadas com esse cantinho.

.

.

BRINQUEDOS: existem uma variedade de brinquedos Montessori no mercado atual, mas você pode adaptar alguns em casa. A madeira é sempre a preferencia na hora de adquirir o brinquedo e tente optar pelo brinquedo que “não brinca sozinho” pois terá uma maior descoberta pelo seu filho. Tente também não deixar muitos brinquedos, se for o caso faca um rodizio semanalmente, por exemplo.

  • Caixa de Permanencia e uma otima opcão – fiz com uma caixa de sapato e o outro o alfabeto de lixa que fiz com papel cartão e lixa.

 

.

.

VIDA PRATICA: deixe seu filho participar das atividades da casa, seja para arrumar o lanche, se vestir, ou ate mesmo preparar um bolo com você, as vezes fazemos essas coisas de forma automática e não damos a chance deles aprenderem e fazerem sozinhos. Existem atividades que você pode fazer diariamente para que seu filho desenvolva algumas habilidades que facilitará nessas tarefas, como transferência de liquido e grãos.

 

 

.

.

 

ATIVIDADES: você pode fazer várias atividades diferentes com seu filho com base na pedagogia montessoriana. Estamos falando nesse momento de estimulo e aprendizagem com uma visão diferente que estamos acostumados.  Faça e observe seu desenvolvimento naquela atividade.

 

 

 

 

.

.

 

SEGURANÇA: seu filho terá um maior acesso pela casa, por isso proteja tomadas, janelas e portas, ou tudo que achar necessário e que fara você se sentir mais segura com a liberdade dele.

.

.

ACREDITE NO SEU FILHO: por fim acredite que seu filho consegue, estimule, de acordo com sua idade, que ele é capaz, mostre como fazer e observe. Ele vai te surpreender. As crianças precisam de coisas muito simples para aprenderem e acima de tudo se divertirem.FOTO 27Com um ambiente preparado, atividades diversas, autonomia e muito carinho seu filho vai crescer uma criança confiante, cheia de amor e muito feliz.Espero que essa experiência aqui em casa seja útil para vocês e que animem-se a mudarem algumas coisas também. Inspirem-se!!!

Instagram @_maededuas_           \\\      YouTube Mae de Duas

 

Siga nossas redes sociais

Curta nosso Facebook – Mãespecialista

Siga nosso Instagram – @maespecialista

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *