Sim, minha filha tem medo do Papai Noel!

Sim, minha filha tem medo do Papai Noel! Essa é uma frase que eu repeti nos últimos quatro anos. O primeiro Natal da Beatriz ela tinha 8 meses e claro que levei minha princesa para tirar fotos com o famoso Papai Noel. Vou descrever a foto porque nem sei onde está: Beatriz no meu colo, eu ao lado do Papai Noel e ela aos berros. Eu, fiquei frustrada por dois motivos, primeiro dela ter ficado com medo do Bom Velhinho e segundo, por eu ter insistido em algo que fazia medo nela.

Depois dessa lição do primeiro Natal, eu coloquei na minha cabeça que ela só tiraria foto com o Papai Noel o dia que quisesse e pronto. Mas você acha que ela tinha medo somente do velhinho de barba branca e roupa vermelha? Não! Ela tinha medo de todos os personagens que estivessem fantasiados. Não tem foto dela com a Minnie, Mickey, vingadores, Galinha Pintadinha, nada disso!

Com as princesas ela foi se acostumando e, algumas vezes tirava fotos e em outras não. Eu a deixava livre para essa escolha e ela se sentia à vontade de tirar ou não.

Quando fomos para Disneylândia Paris em 2014, ela disse que queria tirar fotos com a Minnie. Então, fomos para enfrentar 40 minutos de filas. Quando chegou nossa vez, ela chorou e só aceitou a foto no meu colo e bem longe da Minnie. Era um misto de medo (não quero mamãe!) e desejo (mas eu quero uma foto com ela, me pega no colo). Eu fiz o que ela me pediu e a foto está aí.

paris-10

Disneylândia Paris / 2014

O medo é algo inerente ao ser humano e ajuda na sobrevivência da espécie. Ele vai mudando de foco de acordo com a idade e a experiência de vida da pessoa. O medo infantil faz parte do desenvolvimento da criança e há medos mais “esperados” de acordo com a idade.

Observe alguns exemplos de medos mais comuns de acordo com a faixa etária:

06 – 12 meses: medo de altura, de pessoas estranhas, objetos estranhos, separação dos seus cuidadores

12 meses – 3 anos: medo de separação dos cuidadores, certos animais, ruídos fortes, pessoas estranhas

3 anos – 6 anos: medo de monstros e fantasmas, escuro, máscaras, animais

6 anos – 11 anos: medo de acidentes, morte, médicos ou pessoas de branco, críticas e de fracasso escolar

 

O que fazer quando seu filho tem medo de algo?

– Não despreze o medo dele, ao contrário, seja empático e solidário.

– Tente entender o medo e explicar dando exemplo que de que não precisa ter medo (como de trovão por exemplo)

– Não exponha o medo do seu filho frente outras pessoas, isso é humilhação

– Use objetos de afeto para diminuir o medo

– Faça brincadeiras para distrair a criança durante o medo

– Não transfira seus medos para seu filho

 

Vamos voltar para minha filha! Já passei com ela uma situação complicada em aniversário de amigos com quatro dos vingadores. Enquanto as outras crianças se divertiam com o Homem Aranha, Batman, Homem de Ferro e Huck, Beatriz se escondeu dentro do escorregador que saía na piscina de bolinhas e eu fiquei uns 40 minutos procurando por ela até uma amiguinha avisar que ela estava lá. Ao retirar minha filha de dentro do tubo do escorrega, ela estava desesperada, chorando, com o nariz sangrando, toda suada. Meu coração se partiu! Cuidei e acalmei a pequena e perguntei se ela queria ir embora para descansar um pouco, mas ela quis ficar até o final e não saiu mais do meu colo.

Aos poucos ela foi se acostumando e esse ano foi um ano de vitórias. Em abril fomos para a Disney em Orlando e foi uma prova de fogo para saber se o medo dela ainda continuava. Lá ela iria encontrar muitos personagens e saiu daqui dizendo que iria tirar fotos com todos. Eu fui só aguardando qual seria a reação dela.

disney-orlando-2016-46

Toda feliz com o Mickey na Disney Orlando 2016

Fui totalmente surpreendida com uma menina de 5 anos que tirou fotos com todos os personagens que conseguiu. O único que ela teve medo foi do Mickey que fica no Magic Kingdom que é articulado, mas a magia Disney é tão grande que o Mickey fez todas as gracinhas possíveis e conquistou um beijo no nariz da pequena #BeatrizAventureira.

Depois disso, o medo sumiu! Ela já tirou fotos com os vingadores, Power Ranger, Mickey, Minnie, Tico e Teco, todas as princesas que encontrou e esse mês com 5 anos, tirou a primeira foto com o Papai Noel.

15355669_225957604510020_758544695301864760_n

Primeira foto feliz com o Papai Noel

Pronto! Minha filha não tem mais medo do Papai Noel!

E aí na sua casa, as crianças têm medo de algo? Como você lida com isso? Deixe suas dicas e sugestões na área dos comentários.

 

 

Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com outros blogs de maternidade onde cada blogueira escreveu sobre algo interessante para as conversas do mundo materno. Acompanhe todos links aqui:

Beijos e até a próxima!

 

 

Siga nossas redes sociais

Facebook  Mãespecialista

Instagram Mãespecialista

Related Post

3 comentários sobre “Sim, minha filha tem medo do Papai Noel!

  1. Jaqueline Bernardo disse:

    Ahh medos são normais (até certo ponto né?) E fazem parte da nossa vida! Eu morria de medo daquelas bolas gigantes kkkkk Isaque tem medo do Papai Noel e acho que se for para tirar uma foto com ele ele tem que decidir por conta própria se não acaba se traumatizando ainda mais!
    PS: a Bea é uma lindona ♥

  2. Val disse:

    Ai amiga, adorei seu texto, aqui em casa o Nick não tem medo de nada, mas a Naty começou a ter medo de palhaços na adolescência e isso tem me preocupado, quando eu era criança tinha medo de tudo igual sua filha, me identifiquei com ela, detestava personagens perto de mim e minha mãe insistia em me levar em parques e circos era horrível! Mas o bom é que passou, foi fase. Bjokas!

    Val
    http://www.mamafante.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *