Nutrição: Importância da Amamentação

Para comemorar e participar da Semana Mundial do Aleitamento Materno vou falar para vocês as diversas vantagens de amamentar e quais os “tipos” de leite que nós produzimos!

Além das vantagens nutricionais e imunológicas existem outras vantagens que fazem do leite materno o  PRODUTO IDEAL para alimentação de seu filho de forma exclusiva até os seis meses de vida, e de forma complementar até pelo menos dois anos de vida.

Nas últimas décadas, tem aumentado o número de crianças amamentadas ao peito. O que é ótimo, pois já estão cientificamente demonstrados os inúmeros benefícios do aleitamento materno na saúde da mulher e da criança, desempenhando um importante papel na redução tanto da mortalidade como no adoecimento dos recém-nascidos.

amamentacao_i

Vantagens Técnicas:

-Está sempre à temperatura ideal

-Imediatamente disponível

-É mais prático

-Não é preciso diluir ou acrescentar nada

-É seguro micro biologicamente

 

 

Vantagens Econômicas :

-É mais econômico, pois não se desperdiça nada

-Evita gastos adicionais como: compras de mamadeiras, fórmulas lácteas e demais utensílios

 

 

Vantagens Maternas:

-Controle dietético, favorecendo a perda gradual de peso

-Proteção contra o câncer mamário

-Diminui a probabilidade de engravidar logo após o parto (peça orientação do seu médico, porque amamentar não exclui a chance de engravidar)

 

 

Outras Vantagens:

-Qualidade ótima

-Não provoca prisão de ventre

-Diminui a incidência de alergias

 

Nunca é demais dizer: Amamentar é bom, é saudável, é aconselhável. De modo geral, amamentar não tem contraindicações. Além de todas as vantagens que você já viu, o leite materno tem mais qualidade e é de fácil digestão.

 

Conhece as composições do leite materno? Não? Chega mais e vem conhecer…

*Colostro

Nos primeiros dias depois do parto as mamas secretam colostro. O colostro é amarelo e mais grosso que o leite maduro e é secretado apenas em pequenas quantidades. Mas isto é suficiente para uma criança normal e é exatamente aquilo de que precisa para os primeiros dias. Contém mais anticorpos e mais células brancas que o leite maduro. Dá a primeira “imunização” para proteger a criança contra a maior parte das bactérias e vírus. O colostro é também rico em fatores de crescimento que estimulam o intestino imaturo da criança a se desenvolver.  Se a criança recebe leite de vaca ou outro alimento antes de receber o colostro, estes alimentos podem lesar o intestino e causar alergias.  O colostro é laxativo e auxilia a eliminação do mecônio (primeiras fezes). O colostro é exatamente o que o bebê precisa nos primeiros dias!!!

 

*Leite Maduro

Em uma ou duas semanas, o leite aumenta em quantidade e muda seu aspecto e composição. Este é o leite maduro que contém todos os nutrientes que a criança precisa para crescer. O leite materno maduro parece mais ralo que o leite de vaca, o que faz com que muitas mães pensem que seu leite é fraco. É importante esclarecer que esta aparência aguada é normal e que o leite materno fornece água suficiente, mesmo em climas muito quentes.

 

*Leite do Começo e Leito do Fim

O leite materno é tão complexo e impossível de ser imitado, sua composição muda até mesmo durante a mamada! O leite do começo surge no início da mamada. Parece acinzentado e aguado. É rico em proteína, lactose, vitaminas, minerais e água. O leite que surge no final da mamada parece mais branco do que o leite do começo porque contém mais gordura. A gordura torna o leite do fim mais rico em energia.

A criança precisa tanto do leite do começo quanto do fim para crescer e se desenvolver. É importante deixar que ela pare espontaneamente de mamar. A interrupção da mamada pode fazer com que receba pequena quantidade de leite do fim.

Mamãe Valéria amamentando Manuella

Mamãe Valéria amamentando Manuella

 

Aqui em casa a Manuella tem 1 ano e 9 meses (quase 10 meses), ela mama no peito até hoje, esse vínculo é muito bom pra ela e pra mim!

 

Como é aí na sua casa? Vamos aproveitar a semana do Aleitamento Materno (1 a 7 de agosto) para disseminar essa forma de amor líquido!

 

 

Gostou do nosso post? Comenta, compartilha, curte!

 

Se você tem sugestões ou dúvidas sobre Nutrição, deixe na área dos comentários que estamos preparando novos posts para vocês.

 

Valéria Calmeto Noronha Barletta – Nutricionista e Mãe da Manuella

Facebook – Pitacos da Mãe Nutri

Instagram – @pitacosdamaenutri

 

Siga nossas redes sociais

Curta nosso Facebook – Mãespecialista

Siga nosso Instagram – @maespecialista 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *