O que levar nas malas de maternidade?

Uma das preocupações de toda grávida e organizar as malas da maternidade, sendo do bebê ou da mamãe. Normalmente, as maternidades informam para as gestantes o que ela precisa levar para ela e para o bebê e essa informação (física ou pela internet) serve de base para a organização da mala que vai te acompanhar nos dias de hospital.

A primeira escolha quando falamos de malas de maternidade é qual mala eu levo? Eu compro uma mala específica para isso? Eu compro uma mala de bebê ou uso uma que já tenho?

Malas maternidade

Vou te responder de maneira prática e objetiva: depende de você e do quanto você tem para investir nisso. Vou relatar minha experiência ok?

Na primeira gravidez, eu usei uma mala que já tinha para minhas roupas (e do maridão) e comprei uma mala de viagem para bebê toda rosa que foi para a maternidade com as roupas da Beatriz e que usamos durante muitas viagens que fizemos com ela. Eu acho que foi uma boa escolha!

Agora, na segunda gravidez, as coisas são um pouco diferentes porque já sabemos o que usa de verdade, o que vale a pena e temos uma visão mais ampla dos acontecimentos (pelo menos comigo está sendo assim). Minha escolha foi usar uma mala que eu já tinha para minhas roupas e do marido e comprei uma mala de viagem normal (Beatriz escolheu na cor azul marinho para o irmão). A mala do Lucas é dessas de rodinha que vamos usar durante as viagens com ele. Achei mais prático e útil já comprar uma mala do estilo que gostamos de carregar pelas viagens em família.

E o que levar para a maternidade? Como já disse, a segunda gravidez traz uma certa experiência do que realmente usa e do que levar para ser prático e útil. Peguei a lista de mala da mamãe e do bebê que estava disponível no site da maternidade que eu escolhi para ter o Lucas e fiz uma certa adaptação do que já sei que gosto e como vou usar.

Depois que ele nascer, volto aqui e faço as anotações do que realmente aconteceu.

 

Mala da Mamãe (e do acompanhante)

– 2 pijamas com abertura frontal para facilitar na amamentação (eu não gosto de camisolas e estou levando pijamas)

– 1 chinelo

– 2 sutiãs de amamentação

– 4 calcinhas para pós-parto (mais altas e firmes)

– 1 cinta pós-parto

– Vestidos e roupas confortáveis para passar o dia (no meu caso não gosto de ficar de pijama ou camisola durante o dia e uso essas roupas confortáveis)

– Roupa para sair da maternidade

– 3 pares de meias

– 1 pacote de absorvente noturno ou pós-parto

– 1 pacote absorvente de seio

– 1 rasteirinha (estou levando uma sandalinha para usar durante o dia se eu quiser)

– Necessaire com objetos de uso pessoal (escova de dente, creme dental, fio dental, shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, desodorante, pente de cabelo, prendedor de cabelo)

– Necessaire com produtos de maquiagem básica.

mala de maternidade (9)

Roupas com botão para ajudar na amamentação e nécessaires

 

 

mala de maternidade (8)

Necessaire com itens de higiene e utilidades

 

mala de maternidade (6)

Maquiagens: será que vou usar???

 

Para o papai estamos levando:

– Duas peças de roupas completas

– Roupa de dormir

– Chinelo

– Itens de higiene

 

 

 

Mala do bebê

– 2 mantas

– 6 cueiros

– 6 mudas de roupas completas (body manga longa, macacão, fralda, meia, luva)

– 1 pacote de fraldas RN (estou levando, mas a maternidade disponibiliza)

– Kit higiene (escova de cabelo e tesourinha de unha)

– 4 panos de boca

– Chupeta

– Saída de maternidade completa (roupa e manta que combinam)

 

* Eu organizei as roupas do Lucas dividindo por troca completa, coloquei tudo em saquinhos e coloquei etiquetas para identificar qual troca ou que é. Isso facilita o processo porque as pessoas não sabem qual roupa eu quero que coloque e em qual ordem. Maridos então, só funcionam com tudo explicadinho nos mínimos detalhes.

mala de maternidade (5)

Kits completos com roupas separadas por saquinhos e etiquetas pela ordem de trocas

 

 

mala de maternidade (4)

Trocas do Lucas

 

mala de maternidade (3)

Mantas, cueiros, panos de boca, toalhas – tudo personalizado

 

Outros itens importantes que você não pode esquecer

– Documentos pessoais e exames (veja na maternidade o que é exigência para internação)

– Carteira do plano de saúde

– Carteira de acompanhamento da gestante

– Celular

– Câmera fotográfica

– Carregador do celular e da câmera fotográfica

– Álcool gel

– Enfeite de porta maternidade

– Lembrancinhas de nascimento

– Bebê conforto

 

Essas são as malas que estamos levando para a maternidade. Depois volto e atualizo o post com o que usamos e o que não usamos e o que eu senti falta.

Como a maternidade é um pouco longe da nossa casa, estou levando alguns itens a mais do que a maternidade pediu para não ter que ficar indo e vindo.

 

E você, o que levou ou está levando para a maternidade? Percebeu algo que está faltando na minha lista e que foi importante para você. Deixe suas dicas e sugestões na área dos comentários.

 

Beijos <3

 

Siga nossas redes sociais

Curta nosso Facebook – Mãespecialista

Siga nosso Instagram – @maespecialista

8 comentários sobre “O que levar nas malas de maternidade?

  1. Chris Ferreira disse:

    Nossa, eu nem me lembrava que era tanta coisa assim na mala da maternidade. No segundo filho a gente já usa menos coisa mesmo. Aqui no Rio como é muito calor eu quase não usei as mantas. Usava mais os cueiros mesmo. Paninho de boca eu também não usei, mas do resto usei tudo.
    beijos
    Chris

  2. Ana claudia alonso disse:

    Eu também levei as roupas do bebê tias separadas e plásticis personalizados e escrito – primeira troca, segunda e por aí vai. Acho que facilita.
    E a mala minha e do marido foi como de uma viagem mesmo, bem compacta.
    Gostei do post, bem explicadinho 😘

  3. Michele Gobbato disse:

    Ótimo post, dicas de quem já passou pela experiência é muito válida, na gravidez do Gui as roupinhas dele levei naquelas bolsas que usamos para sair com bebê, produtos de higiene e fraldas para ele o hospital forneceu, os absorventes diários para mim também foram oferecidos pelo hospital, acabei ficando de pijama mesmo durante o dia, ai só fui com a roupa do dia e levei mais um troca para a saída, do marido ele não levou nada pois durante o dia ele voltou para casa para tomar banho e se trocar, fiquei pouco no hospital ganhei o Gui na quinta de manhã e no sábado de manhã já tive alta

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br

  4. Laura disse:

    Que legal as duas dicas! Aqui eu sempre arrumei um mês antes e acredita que do primeiro eu esqueci o lenço umedecido e o maridão teve que trocar a primeira fralda da vida dele de madrugada usando uma fralda de pano molhada? kkkk Já no João eu esqueci minha escova de cabelo! kkk

    Beijos, Laura Carvalho
    http://www.maede2.com.b

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *