Você sabia que criança tem prazo de validade?

Você já ouviu falar que criança tem prazo de validade? Sim, prazo de validade como muitos produtos que temos na nossa casa. Quando completa o prazo de validade, o produto estraga; assim também é com as crianças. A diferença é que o “estragar” delas é um pouco diferente rsrs.

Se você ainda duvida que criança tem prazo de validade, vou relatar duas situações comuns no dia a dia da maternidade e depois conversaremos mais.

Situação 1 – Uma família foi para o restaurante com seus filhos. As crianças comeram e brincaram na área kids que tem no restaurante. Elas se revezaram entre comer e brincar até que começaram as brigas e o choro. A mãe olha no relógio, vê que já passou do horário delas dormirem, mas como é sábado e estão com os amigos batendo papo, tentam enrolar um pouco mais. Até que BOOM, acabou o prazo de validade e há muita briga e choro.

Situação 2 – Aniversário de amigo da escola, a família vai toda festejar na casa de festa. As crianças brincam, pulam, lancham, vão nos brinquedos da casa de festas, dançam. Aí, de repente, no final da festa começam as confusões e o choro. PLUFT, o prazo de validade acabou.

Agora, depois dessas duas situações relatadas pense bem se você nunca passou por elas. Se ainda não, vou dizer que que provavelmente vai passar. Eu, por exemplo, já passei pelas duas rsrsrs.

A questão é que as crianças normalmente choram por sono, fome, dor e muitas outras coisas,  e precisamos estar atentos ao que é pirraça normal da infância por estar sendo contrariada e o que é sinal de que ela chegou ao limite dela.

O choro é um modo de expressão de emoções que a criança está usando para avisar que ela precisa de socorro, ela está chamando a atenção para algo. Gente, sono, por exemplo, é algo que dói e dói muito; o cansaço irrita muito a criança. É um misto de emoções do “eu quero continuar brincando” com “eu não aguento mais brincar”. A criança ainda não tem maturidade cognitiva nem emocional para decidir que é hora de dormir ou de ir embora de uma festa.

É nessas horas que os pais precisam estar atentos aos sintomas do “prazo de validade”. Vou aproveitar e dar umas dicas que podem ajudar a “aumentar” o prazo de validade das crianças:

  • Se você tem uma festa ou evento até mais tarde, coloque a criança para descansar antes.
  • Dê comida antes de saírem, assim é menos uma preocupação porque as crianças não querem parar de brincar para comer e depois ficam com fome e irritadas.
  • Leve brinquedos para distrair as crianças. Faça um kit diversão para saídas como restaurantes que são meio “chatos” para as crianças. Leve bonecos, jogos, livros de colorir ou de atividades.
  • Explique, antes de sair de casa, sobre o evento, quem estará lá, como ela precisa se comportar e que horas pretendem voltar. A previsibilidade ajuda a acalmar.
  • Respeite seu filho! Valide o sentimento dele! Se ele está se descontrolando com choro e brigas, é hora de ir para casa descansar e dormir.

 

Beijos e até a próxima!

Texto escrito por Bárbara Calmeto / Proibida a cópia parcial ou total do texto mesmo citando a fonte.

 

 

 

 

Siga nossas redes sociais

Curta nosso Facebook – Mãespecialista

Siga nosso Instagram – @maespecialista

 

Related Post

6 comentários sobre “Você sabia que criança tem prazo de validade?

  1. Gabi Miranda disse:

    Rsrsrs verdade, olhando por esses exemplos, criança tem mesmo prazo de validade. Por aqui sempre tento evitar situações que podem vencer a validade dos pequenos. Como vc bem citou, se temos uma festa, tentoxolocar antes pra descansar. E assim por diante.

  2. Fabiana Fontainha disse:

    Muito boa a sua abordagem, adorei! Um jeito muito bem humorado sobre o nosso dia a dia com as crianças. Aqui quando percebemos que o prazo de validade acabou, eu e o meu marido falamos um pro outro “agora já deu”. Bejios, Fabi

  3. Marcia Clemente disse:

    Aqui eu chamo “virou abóbora” tipo o encanto acabou! Acontece muitas vezes, principalmente em passeios de adultos e que a criança não tem muito o que fazer e fica irritada. Algumas dicas eu já coloco em prática, como dar comida antes de ir para as festinhas infantis, já que ela nunca come nada e só quer ficar brincando, também sempre explico aonde iremos e o que faremos para preparar a figurinha, enfim, existe sim o tal prazo de validade!

  4. Pauleni disse:

    Já passei por isso várias vezes mesmo e já presenciei um fato desse com uma amiga. Mas de cara dormir é o melhor remédio para não passar o prazo com as crianças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *